Item 2018-12-12/171 - Pintura a óleo - Getúlio Vargas

Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Código de referência

BR TRT4-FA-ST-2018-12-12/171

Título

Pintura a óleo - Getúlio Vargas

Data(s)

  • 1941 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Suporte: Retrato de Getúlio Vargas pintado a óleo sobre tela.

Dimensões: Contemplando a moldura em madeira natural, o objeto mede 55cmx66cmx3,5 cm.
A placa de metal mede 9,5cm x 6cm.

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O quadro reproduz Getúlio Vargas com a faixa presidencial. O nome do autor assinado na tela é semelhante a “Laitañeda”, contando outras palavras não identificadas. A data é 1941. No alto da moldura encontra-se placa metálica onde o presidente é homenageado na data da instalação da Justiça do Trabalho em 1º de maio de 1941.

Em pesquisa, levantou-se a possibilidade de o autor da pintura se chamar Benito Mazon Castañeda Cadiz (Espanha - 1885 Porto Alegre, RS - 1955 Artista e professor). Esse estudou pintura na Escola Industrial de Artes e Ofícios em Cádiz de 1901 a 1909, e na Escola de Belas Artes de Buenos Aires, entre 1911 e 1915. Chegou ao Brasil em 1919, e passou a viver no interior do RS. A partir de 1941 veio residir em Porto Alegre, quando integrou o corpo docente do Instituto de Belas Artes, instituição em que lecionou até seus últimos dias. Castañeda foi também restaurador do Museu Júlio de Castilhos. Considerado um mestre da paisagem em sua época, tem obras no MARGS, Pinacoteca APLUB, Pinacoteca Aldo Locatelli e Museu Júlio de Castilhos. Recebeu premiações em vários salões e realizou duas individuais: a primeira em 1941, na Casa das Molduras, e na Galeria Correio do Povo em 1946, ambas em Porto Alegre.

Breve histórico do objeto, segundo informações veiculadas no Site do Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região:
Definitivamente instalada em todo o território nacional em 1º de maio de 1941, com a finalidade de solucionar os conflitos trabalhistas entre patrões e empregados, a Justiça do Trabalho nasceu e cresceu ao longo do processo histórico republicano brasileiro, iniciado no governo de Getúlio Vargas. Para marcar essa data, as comemorações no Rio Grande do Sul envolveram uma missa campal no Parque Farroupilha e a inauguração do prédio situado à Rua General Câmara, nº 261, primeira sede do Conselho Regional do Trabalho da 4ª Região (CRT), antiga designação do TRT4. Na ocasião, o salão de honra do novo órgão trabalhista recebeu um quadro pintado a óleo do presidente Getúlio Vargas, uma homenagem dos Sindicatos dos Empregados de Porto Alegre. Tal imagem tornou-se tão emblemática que, quando Getúlio caiu em 1945, seus opositores quiseram retirar seu retrato da sede do Conselho. Mas seus apoiadores, como o então presidente do TRT4, Djalma Castilhos Maya, impediram este ato, como conta seu filho e então funcionário da Justiça do Trabalho:
"Como a JT era a ‘menina dos olhos’ de Getúlio, cada vez que alguém queria atacá-lo, avançava contra a instituição. Quando Getúlio foi deposto do poder, nos anos 40, um grupo de opositores se reuniu para retirar o seu retrato dos órgãos públicos. Havia um na sede do Conselho, mas, quando a turma chegou lá, teve que enfrentar a obstinação do Dr. Djalma. Com a mão na pistola, o então presidente do CRT levantou a voz para dizer: ‘o retrato está na parede, e vai continuar!".

Segundo a publicação "A História da Justiça do Trabalho no brasil - Multiplicidade de Olhares", na parte superior da pintura situa-se uma placa em metal com os seguintes dizeres:

"Ao grande Presidente Getúlio Vargas. Na data de instalação da Justiça do Trabalho, cúpula da legislação social brasileira, homenagem dos Sindicatos dos Empregados de Pôrto Alegre. 1º Maio de 1941".

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A tela de pintura apresenta rasgo no seu lado superior esquerdo, no seu lado direito (tendo como referência o desenho da orelha de Getúlio Vargas) e na sua margem inferior (com referência o paletó de Getúlio Vargas).
Apresenta-se, também, com perdas na camada pictórica, sujidade e mofo.
A confirmar se a placa de metal apresenta sinais de oxidação/ferrugem ou corrosão, estado que torna seu texto de difícil leitura e, consequentemente, a dissociação informacional.

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Tribunal Superior do Trabalho, Comissão de Documentação. A História da Justiça do Trabalho - Multiplicidade de Olhares, Livro comemorativo dos 70 anos de instalação da Justiça do Trabalho no Brasil. Brasília: 2011, 510p.

Site Institucional do Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região - Disponível em: https://www.trt4.jus.br/portal/portal/memorial/acervo/objetos

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados

Localização do objeto no acervo

  • Caixa: Sala Administrativa do Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região